quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Hidrocarbonetos Aromáticos.

No passado, foram chamados de aromáticos alguns hidrocarbonetos de aroma agradável. Posteriormente, constatou-se que muitos desses compostos tinham, em sua estrutura, o anel benzênico. Atualmente  um número de hidrocarbonetos aromáticos é tão grande (e sua reatividade especial produz tan­tos derivados) que, às vezes, considera-se a "Química dos aromáticos" como um ramo à parte dentro da Química Orgânica. A impor­tância industrial dos hidrocarbonetos aromá­ticos é também enorme, pois deles derivam, por exemplo:








Hidrocarbonetos aromáticos são os que possuem um ou mais anéis benzênicos (tam­bém chamados de anéis aromáticos). 
Os hidrocarbonetos aromáticos têm, em geral, nomes especiais; o mais simples deles é benzeno, que é a estrutura fundamental de toda a família aromática:









O gás natural é uma mistura de hidrocarbonetos leves encontrada no subsolo, na qual o metano tem uma participação superior a 70 % em volume. A composição do gás natural pode variar bastante dependendo de fatores relativos ao campo em que o gás é produzido, processo de produção, condicionamento, processamento, e transporte.
O gás natural é encontrado no subsolo, por acumulações em rochas porosas, isoladas do exterior por rochas impermeáveis, associadas ou não a depósitos petrolíferos. É o resultado da degradação da matéria orgânica de forma anaeróbica oriunda de quantidades extraordinárias de microorganismos que, em eras pré-históricas, se acumulavam nas águas litorâneas dos mares da época. Essa matéria orgânica foi soterrada a grandes profundidades e, por isto, sua degradação se deu fora do contato com o ar, a grandes temperaturas e sob fortes pressões.
O acetileno é um gás incolor, inflamável e inodoro, quando no estado puro. O acetileno de grau industrial contém rastros de impurezas como fosfina, arsina, sulfeto de hidrogênio e amoníaco e tem um odor semelhante ao alho. O gás é ligeiramente mais leve que o ar e é solúvel em água e em algumas substâncias orgânicas. O acetileno combinado com ar ou oxigênio produz uma chama quente, luminosa e fumegante.
O benzeno é líquido, inflamável, incolor e tem um aroma doce e agradável. É um composto tóxico, cujos vapores, se inalados, causam tontura, dores de cabeça e até mesmo inconsciência. Se inalados em pequenas quantidades por longos períodos causam sérios problemas sangüíneos, como leucopenia.
Também é conhecido por ser carcinogênico. É uma substância usada como solvente (de iodo, enxofre, graxas, ceras, etc.) e matéria-prima básica na produção de muitos compostos orgânicos importantes como fenol, anilina, trinitrotolueno, plásticos, gasolina, borracha sintética e tintas. A benzina é uma mistura de hidrocarbonetos obtida principalmente da destilação do petróleo que possui faixa de ebulição próxima ao benzeno.
P/Ailane Santos.
Fonte:Maisquimica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário