- Alcanos ou parafinas: são hidrocarbonetos alifáticos saturados, isto é, apresentam cadeia aberta com apenas simples ligações. O nome parafinas vem do latim: parum = pequena + affinis = afinidade, e quer dizer "pouco reativas".
Os alcanos são os formadores do petróleo e do gás natural. São muito importantes como combustíveis — gás de cozinha, gasolina, querosene, óleo diesel, etc. Os alcanos representam também o ponto de partida da indústria petroquímica, que deles produz milhares de derivados — plásticos, tintas, fibras têxteis, borrachas sintéticas, etc.
Fórmula geral: CnH2n+2 .
- Alcenos ou olefinas: são hidrocarbonetos alifáticos insaturados que apresentam uma dupla ligação. Este termo olefinas provém do latim: oleum = óleo + affinis = afinidade, e significa que eles reagem com substâncias oleosas.
Fórmula geral: CnH2n
- Alcinos: são hidrocarbonetos alifáticos insaturados por uma tripla ligação.
Ele é produzido facilmente, colocando-se o carbureto (um sólido branco, de fórmula CaC2, que é vendido em lojas de ferragens) em contato com a água. Ao queimar, produz chama muito quente e luminosa; por esse motivo, o acetileno é muito usado em lanternas de mineiros e nos maçaricos oxiacetilênicos, empregados na soldagem de peças metálicas. Além disso, o acetileno tem largo emprego industrial — na fabricação de plásticos, solventes, borrachas sintéticas, etc.
Fórmula geral: CnH2n-2
- Alcadienos ou dienos: são hidrocarbonetos alifáticos insaturados por duas ligações duplas.
Fórmula geral: CnH2n-2
- Hidrocarbonetos Cíclicos
Esta classe se subdivide em:
- Cicloalcanos, ciclanos ou cicloparafinas: apresentam cadeia fechada com apenas simples ligações.
Fórmula geral: CnH2n
Os ciclanos existem, em quantidades maiores ou menores, nos petróleos de várias regiões do mundo. São os mais simples hidrocarbonetos de caceia fechada. O ciclo-hexano, por exemplo, é usado como solvente e removedor de tintas e vernizes, além de servir como ponto de partida para a fabricação de produtos industriais importantes, como o náilon.
- Cicloalcenos, ciclenos ou ciclolefinas: são hidrocarbonetos cíclicos insaturados com uma dupla ligação.
P/Ailane Santos
Fonte:desciclo.pedia
Fonte:desciclo.pedia
Nenhum comentário:
Postar um comentário